IRREGULARIDADE MENSTRUAL: DOUTOR, HORA DESCE HORA NÃO DESCE...
Por: Dr. André Moreira Mahmoud
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um conjunto de sinal/sintomas que interfere no processo normal de ovulação (por um desequilíbrio hormonal), e gera à formação de cistos. Apresenta alta prevalência (15% das mulheres durante a fase de vida reprodutiva pode ter). Será que essa não é a causa da sua irregularidade menstrual?
Essa disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos, como a testosterona em excesso, e outra alterações hormonais.
Ok... vamos ao que interessa, quais são as consequências:
▫️Acne
▫️Aumento da oleosidade
▫️Hirsutismo (aumento dos pelos)
▫️Micropolicístos no ultrassom
▫️Ciclos irregulares (ou menstrua demais, ou de menos, ou não menstrua, ou nunca vem cíclico)
Ah, antes que eu me esqueça: ter cistos no ovário não implica dizer que você apresente a síndrome, ok?
A maioria dos problemas da SOP decorrem da redução da inibição hipotalâmica (região no cérebro responsável por estimular os ovários) provocada pela ausência da progesterona. Ou seja, há diminuição progesterona e aumento dos androgênios (testosterona, DHEA e Androstenediona).
O início do tratamento deve ser feito precocemente devido ao risco de infertilidade e câncer de endométrio (pacientes que ficam longos períodosem menstruar apresentam risco aumentado, esse risco pode ser diminuído com o tratamento).
Concluindo, a SOP é uma patologia complexa, multifatorial, de etiologia desconhecida, com consequências metabólicas, reprodutivas e psicológicas, e deve ser tratada de forma individual e de acordo com as características de cada paciente! Atividade física, pílula e outros medicamentos podem auxiliar você a controlar os sintomas! Procure um médico especializado para te auxiliar!